O município se destaca novamente na educação pública infantil, tendo uma ascensão de quase 15 pontos percentuais entre 2023 a 2024. Esse resultado tem como Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação.
Araguaína se destacou por ampliar os projetos de implementação de políticas públicas que asseguram os direitos a alfabetização infantil. Assim ultrapassando as metas estabelecidas pelo Distrito Federal, recebendo pelo segundo ano consecutivo o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.
O prêmio do Selo de Ouro da Alfabetização é uma premiação de reconhecimento máximo pelo Ministério da Educação (MEC), as redes de ensino municipais e estaduais que atingem com maestria o processo de alfabetização das crianças até o segundo ano do ensino fundamental.
O Programa Alfabetiza Mais Tocantins, fruto da parceria entre a Prefeitura de Araguaína e o Governo do Estado, está entre as principais ações educacionais do município. Por meio dele, são desenvolvidas a formação continuada de professores, a análise dos resultados de aprendizagem, a avaliação da fluência leitora e a aplicação da avaliação formativa da plataforma Criança Alfabetizada, vinculada ao MEC/CAEd.
Ultrapassando a meta
Entre 2023 e 2024, Araguaína elevou de 35,6% para 50,51% o percentual de crianças alfabetizadas, um avanço de 14,91 pontos percentuais que garantiu ao município o Selo Ouro do MEC. O desempenho já supera as metas para 2024 (42,16%) e 2025 (49,19%), mantendo a cidade no caminho dos 80% projetados para 2030.
Para a secretária Marzonete Duarte, o reconhecimento reflete um trabalho intersetorial. “Tudo está interligado: Saúde, Assistência Social e Educação atuam juntas na formação das crianças. Investimos em infraestrutura urbana, escolas bem estruturadas e merenda balanceada porque nossa maior riqueza são elas”, completou.
Investimentos
Em 2025, Araguaína alcançou 4.995 crianças matriculadas em tempo integral na rede municipal, e a meta é abrir mais 1 mil vagas ainda em 2026 com a inauguração do CEI Luz do Tocantins, localizado na Avenida Filadélfia, próximo à Via Lago, que atenderá crianças de toda a cidade.
Além da ampliação de vagas, o Município investe mais de R$ 12 milhões em reformas, ampliações e aquisição de materiais pedagógicos, beneficiando mais de 23 mil alunos com o objetivo de garantir qualidade na educação infantil e expandir a capacidade de atendimento das unidades.
Referencias: Prefeitura De Araguaína – SECOM















